Infecção urinária na gravidez

A maioria das mamães, em algum momento durante a gestação, precisou enfrentar uma infecção urinária. A infecção urinária durante a gravidez é problema frequente devido às alterações fisiológicas da gravidez, que favorecem a colonização do trato urinário.
Durante as 40 semanas de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas, psicológicas e hormonais. Essas alterações acabam aumentando os riscos de desenvolver algumas condições, como a infecção urinária na gravidez.
Segundo o Ministério da Saúde, a infecção urinária ocorre em 17 a 20% das gestações e pode gerar complicações mais sérias, como a sepse materna, que pode colocar a saúde da mãe e do bebê em risco.
Por que a infecção é comum na gestação?
A infecção urinária na gravidez é causada pela presença de bactérias ou fungos em qualquer parte do trato urinário. Esses microrganismos acabam gerando um quadro infeccioso.
A infecção, também conhecida como cistite (quando acontece na bexiga), na maior parte dos casos é provocada pela bactéria Escherichia coli, integrante da flora intestinal.
Durante a gravidez, há o aumento da circulação sanguínea na região pélvica. Isso faz com que a umidade vaginal aumente, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra. A umidade acaba se estendendo tanto de uma região à outra que cria uma espécie de canal de passagem para as bactérias.
Alterações metabólicas e hormonais, além do próprio aumento do útero, também são fatores que podem contribuir para o surgimento da condição.
E tem outro fator: o organismo feminino está mais suscetível que o masculino à infecção, porque a uretra, o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo, nas mulheres é mais curta, facilitando a entrada de organismos indesejáveis no aparelho urinário.
Quais os principais sintomas?
Algumas mulheres não sentem e nem apresentam nenhum sintoma de infecção urinária na gravidez, mesmo que já estejam com um quadro infeccioso. Por isso, a importância do pré-natal e de sempre realizar os exames de rotina corretamente para detectar o problema de maneira precoce.
Os sinais e sintomas mais comuns da infecção urinária na gravidez são:
- Ardência ao fazer xixi;
- Aumento da frequência urinária;
- Vontade urgente de urinar, mas fazer pouco xixi;
- Sensação de bexiga sempre cheia;
- Desconforto na região supra-púbica;
- Urina escura mesmo após beber muita água;
- Urina com odor forte / espumosa.
O que fazer para prevenir a infecção urinária na gravidez?
Não existe nenhuma comprovação científica de algo que possa ser feito para evitar a infecção de urina na gravidez.
O que a futura mamãe pode fazer é adotar alguns hábitos importantes, como o de ingerir bastante líquido durante todo o dia, e o de realizar higiene íntima adequada sempre que for ao banheiro e após as relações sexuais.
FONTE: Fiocruz; Estadão; Bebê Abril.