O que é tampão mucoso?

Se você está grávida, pretende engravidar ou já teve um bebê, provavelmente já ouviu falar sobre tampão mucoso. Esse material de cor mais escura e textura pegajosa, pode assustar as mamães de primeira viagem. Mas calma, ele não é motivo de pânico.
Afinal, o que é tampão mucoso?
Quando a mulher engravida, a estrutura hormonal dela passa por uma mudança para receber a gravidez e mantê-la, especialmente nos primeiros três meses. O hormônio principal responsável por isso é a progesterona.
O aumento da progesterona na fase inicial da gestação vai fazer com que as glândulas do colo do útero produzam uma secreção muscosa e bem espessa, que forma uma espécie de rolha de proteção contra o ambiente vaginal. Esse é o tapão mucoso. Ele vai proteger o bebê da flora vaginal, o que é muito importante já que a flora é composta de inúmeras bactérias.
Depois dos três primeiros meses de gestação, o ambiente uterino está forte o suficiente, com as cargas hormonais suficientes para manter a gravidez e proteger o bebê. Mas mesmo assim, continua o estímulo para que as glândulas do colo do útero continuem produzindo esse muco espesso.
Quando o tampão sai?
O tampão fica na região do canal vaginal até que o bebê esteja pronto para nascer, em casos de gravidez sem complicações diagnosticadas.
A saída do tampão mucoso é um sinal de que o colo do útero começou a “amolecer”, o que normalmente ocorre por volta das 37 semanas, quando o trabalho de parto está próximo.
Como saber se é o tampão mesmo?
Quando tampão finalmente sai, normalmente se desprende inteiro do útero. Ele é semelhante a uma clara de ovo esbranquiçada e o tamanho de 4 a 5 centímetros. Mas ele pode variar de forma, textura e cor, mesmo se a gravidez não tem risco nenhum.
As variações que o tampão mucoso costuma ter:
-
Forma: inteiro ou em pedaços;
-
Textura: clara de ovo, semelhante a uma gelatina firme ou amolecida;
-
Cor: pode ser transparente, embranquecida, amarelada, avermelhada. Em alguns casos pode ter tons terrosos, como marrom.
E uma dica, para saber se já deve se preparar para ir para o hospital ou não: por ter uma aparência muito característica, a saída do tampão quase nunca é confundida com o rompimento da bolsa amniótica.
Caso apresente dores incomuns, antes do período previsto do parto, ou mesmos sangramentos, é melhor procurar atendimento médico.
Perdi o tampão, já é trabalho de parto?
Calminha aí.
A perda do tampão pode acontecer até duas semanas antes de a mamãe realmente entrar em trabalho de parto. A saída do tampão é uma espécie de aviso que está quase na hora do bebê nascer e que o corpo está pronto para esse momento. Então, quando ele sai, ela não precisa ir para o hospital naquele exato momento.
Após a saída do tampão, é comum que cólicas leves comecem e que a barriga apresente momentos de endurecimento ao longo do dia, no entanto isso não significa que já se esteja em trabalho de parto. Essa fase é marcada por outros sintomas, como contrações ritmadas e o rompimento da bolsa.
Mas lembre-se: se estiver em dúvida, entre em contato com o hospital onde será o parto ou seu obstetra. ;)
FONTE: Tua Saúde; Mulher e Gestação; Revista Crescer