Vacina BCG: O que é e qual sua importância?

As vacinas possuem uma reconhecida importância para uma vida mais segura. E são especialmente relevantes na vida dos bebês. Uma dessas vacinas, fundamentais durante a primeira infância, é a vacina BCG. Esse imunizante foi criado em 1921 pelos cientistas franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin. A BCG é responsável por proteger contra a tuberculose, doença contagiosa e que, se não for tratada, pode ser fatal.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 20 anos, houve uma redução de 30% nas mortes causadas pela tuberculose em todo o mundo. No entanto, apesar de proteger contra a tuberculose, infelizmente, a cobertura vacinal da BCG vem caindo no Brasil nos últimos dois anos. Dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, mostram que a taxa de cobertura dessa vacina caiu de 99,72% em 2018 para 86,67% em 2019 e em 2020 chegou a 73,38%.
Mas afinal, o que é a tuberculose?
A tuberculose é uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou ao falar muito próximo.
Por que ela é uma doença séria?
Em primeiro lugar, é uma das doenças mais contagiosas do mundo. Como pode ser transmitida pelo ar, ela se espalha rapidamente e pode afetar muitas pessoas em um curto espaço de tempo. Por isso, é preciso combatê-la através da vacina BCG! A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode comprometer ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Quais os sintomas da tuberculose?
Os sintomas da tuberculose mais comuns são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.
Quando deve ser tomada a vacina BCG?
A vacinação é recomendada o quanto antes! É indicada a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade. A tuberculose é altamente transmissível e o potencial contato com algum adulto infectado evolui de forma muito mais grave e rápida em um recém-nascido, provocando sequelas sérias ou alta mortalidade.
Existem crianças que não podem tomar a vacina BCG?
Há casos em que não é recomendado a aplicação da BCG. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é contra indicada a aplicação em pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação e prematuros. No caso de prematuros, é preciso que se espere até que alcancem 2 kg de peso para receber a vacina.
O pediatra deve avaliar se o bebê é um candidato a não receber a vacina! E lembrando que, as vacinas salvam vidas, sim! Elas apenas devem ser evitadas nos casos específicos e avaliados pelos médicos, em que, devido o quadro de saúde da criança, podem tornar-se arriscadas.
FONTES: Ministério da Saúde; Brasil Escola; Butantan; CNN Brasil; Fiocruz; SBIm.