O que é lanugo?

Você já deve ter percebido que a maioria dos bebês nasce com pelos… Uma penugem, na verdade. Você sabia que isso se chama lanugo?
Também conhecido com lanugem, o lanugo recobre o corpo do bebê durante a sua vida dentro do útero. Essa penugem começa a se formar por volta da 20º semana de gestação e recobre todo o copo, com exceção dos lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias. Também pode acontecer no couro cabeludo.
Afinal, para que serve?
A primeira função do lanugo é de proteger o bebê no ventre materno e colaborar para manter a temperatura do corpinho. Além disso, lanugo serve para fixar o vérnix na pele, substância gordurosa que recobre o corpo da criança ao nascer e que também protege o bebê de microorganismos.
Mas conforme o parto se aproxima, essa penugem começa a se desprender ainda na barriga da mãe. Esses pelinhos começam a sumir por volta do sétimo ou oitavo mês de gestação. Eles caem no líquido placentário e são absorvidos por ele.
O bebê pode nascer com lanugo?
Há casos que o bebê nasce “peludinho”, mas também vai aos poucos desaparecer. Principalmente em casos de prematuros, eles costumam nascer com maior quantidade do lanugo por conta do tempo mais curto de maturação no ventre.
Quando o lanugo cai completamente, começa a surgir nops pelos que começam a trazer à tona as marcas genéticas da criança. Ou seja, os traços de pele e cor de cabelo herdados dos pais.
Fonte: Revista Crescer; Oswaldo Cruz.